"Uma lancheira saudável é essencial para o desenvolvimento dos bons hábitos."
Saindo de Casa

15 Opções Saudáveis e Saborosas para a Hora do Recreio – Descubra AGORA, como acabar com este dilema!

28 de set, 2015 - Postado por Juliana Avella

Elementary School Pupils With Healthy And Unhealthy Lunch BoxesO tema sobre a lancheira escolar ideal, aflige e inquieta muitas mães, pois a cada dia aumentam as ofertas nos mercados de pequenas porções embaladas e também crescem as informações de que estas novidades só fazem bem para a nossa ‘falta de tempo’ e não para a saúde de nossos filhos.

É minha amiga, a situação acima tem o porquê de ser, por isso hoje estou aqui para lhes contar maneiras simples de inserir na lancheiras itens de seu cotidiano, sem que você tenha que colocar seu filho em uma bolha ou que tenha que se render aos milhares de conservantes, açucares, sódio e corantes contidos nestas embalagens.

Primeiramente você precisa se livrar de dois sentimentos:

A Culpa que persegue toda as mamães e a

Comodidade que assombra nossos dias corridos.

Depois de deixar estas duas sensações de lado, retire seu filho do pedestal, tenha em mente que quem sabe o que é melhor para o seu filho é você, mamãe, papai ou cuidador. Ao menos até os 5 ou 6 anos de idade seu filho não sofrerá bullying por levar para a escola alimentos saudáveis na lancheira, mas se for incomodado, a atenção da família, uma boa conversa e o respeito ao momento trará bons resultados, combinado?

 

skip-hop-lancheira-box-zoo-caoSe você está lendo o blog NutriFilhos, significa que é uma mãe ou pai preocupados com a saúde e os nutrientes que oferece ao seu filho mas é claro, que nem todos os pais pensam assim e você não deve se render ou se abalar.

No universo escolar, seu filho estará diariamente exposto aos ingredientes das lancheiras dos amiguinhos e claro, às ofertas da cantina que muitas vezes vendem refrigerantes, balas e outras guloseimas vazias. Por isso, a atenção às suas escolhas, a formação nos hábitos alimentares do seu filho é de sua responsabilidade.

 

1394919099457

E para que tenhamos sucesso nestas escolhas, diante das infinitas tentações coloridas e recheadas de personagens, temos que ser inteligentes:

  • Planejamento faz toda a diferença, pense no cardápio semanal da lancheira de seu filho e eleja um dia da semana para comprar os ingredientes, com tudo à mão e uma boa organização, será sempre simples e fácil este preparo. Se seu filho estuda de manhã, considere preparar a lancheira no dia anterior, isso facilita muito a rotina e evita atrasos.
  • Opte por ingredientes que seu filho esteja familiarizado em casa e nos lanches em família. Comece com as frutas de sua preferência, sempre adequadas a sua faixa etária e que sofram menos com a oxidação.
  • Principalmente durante as fases de adaptação -o início do ano, mudança de período ou escola –  evite muitas variações, lembre-se que para as crianças o novo pode causar estranhamento e em fases de mudanças, o melhor aos seus olhinhos é a comidinha mais comum, com carinho de mamãe.
  • Mesmo no dia a dia, antes de oferecer algo novo, permita que seu filho experiente em casa a nova opção para o lanche, outra vez, para trazer segurança e alegria neste momento fora de casa.

shutterstock_589639481-590x694

A hora do lanche é todo o dia, com intuito de principalmente alimentar, nutrir e sustentar seu corpo até a próxima refeição, por isso uma escolha balanceada é essencial.

  • É importante também ter consciência do que a industria alimentícia oferece em termos de lanches e buscar transformar a opção de seu filho em algo semelhante, porém mais nutritivo, seguro e saudável. Assim ele não se sentirá tão diferente em relação aos amiguinhos.
  • Alguns exemplos de escolhas inteligentes: Cereais orgânicos(tipo sucrilios) com açucar demerara, bolinho de frutas orgânicas (sem recheio), bisnaguinhas de legumes como mandioquinha, batata e cenoura.
  • Se o seu filho bebe bastante água, que deve ser estimulado desde pequeno, é bem provável que na hora do lanche ele prefira uma bebida diferente, que pode ser: água de coco, sucos integrais de frutas de preferência orgânicos e iogurte 450xNnaturais, tendo sempre cuidado com a conservação dos mesmos na hora do armazenamento até o consumo.
  • É de suma importância você ter um recipiente seguro para armazenamento, separando os diferentes ingredientes de preferência com tampa assim, os sabores e odores não se misturam e se mantém organizados e fresquinhos até a hora do consumo. – Você encontra a opção da foto e outros utensílios práticos para armazenamento aqui, em nossa Lojinha Gourmet.

 

AGORA VAMOS À PRÁTICA! VEJAM SÓ AS OPÇÕES QUE O NUTRIFILHOS PREPAROU PARA VOCÊ!

 

Lembre-se que em primeiro lugar comemos com os olhos e com as crianças não é diferente. É importante que esta lancheira esteja bem arrumada, colorida e atraente, senso assim, procure variar as cores e também os sabores, quanto mais coloridos, maiores os nutrientes . Vale abusar dos cortes em diferentes formatos, isso ajuda muito!

As crianças gastam muita energia, por isso a dose de carboidrato é muito importante para o lanchinho da manhã ou da tarde, sendo assim, procure alternativas saudáveis de pães nutritivos, variando sempre com opções integrais, como esta linha deliciosa da Brasileirinho que trás raízes como cenoura, mandioquinha e batata para seus produtos, além das opções com chia, brioche integral e pão de ovos. Você encontra estes deliciosos e fofinhos pãezinhos na rede de lojas Pão de Açucar , Mambo, Rede Hirota, além de Empórios.

Varie também com opções sem glúten, como a deliciosa linha da Schar, que você encontra em lojas de produtos orgânicos e naturais.

Prometo que trarei em breve um post com opções de lancheiras só para celíacos e outras restrições alimentares, mas pelo fato de nosso trigo estar cada vez mais geneticamente modificado e com qualidade bem questionável, é sempre interessante buscar um cardápio variado em relação aos pães e massas, alternando com cereais como milho, arroz, painço e outros ingredientes que podem enriquecer a dieta do seu filhote, sem sobrecarregar seu organismo.

Eles podem ser recheados com creme de ricota, queijo branco, cottage ou até geléia, varie o recheio também, mas evite os embutidos como presuntos e queijos amarelos processados, além de conter muito sódio e corantes, mantém poucos nutrientes.

Outra variação bacana que podemos fazer é a utilização de torradas, palitos integrais e também o carboidrato in natura, como batata doce, batata asterix ou mandioquinha em forma de chips.

MAS E DOCE? QUAL CRIANÇA NÃO GOSTA DE UM DOCINHO?

Então, antes que ele ataque àquela bolacha recheada do colega, proponha alternativas como frutas secas, bolos e pães caseiros e/ou artesanais e claro, combine com ele uma vez por semana o envio de um bolinho gostoso – os bolos orgânicos da SuaviPan são ótimas alternativas, fofinhos e deliciosos.

 

Ingredientes orgânicos são sempre bem-vindos, além de não colocarem o organismo dos nossos filhotes em contato com os venenos dos agrotóxicos, possuem bactérias naturais que fortalecem o sistema imunológico dos nossos pequenos. A Linha de produtos orgânicos da Taeq vem crescendo mais a cada dia. Tem queijo branco, tomate cereja, uva passa, geléia e muito mais, com valores bem atraentes. Estão disponíveis nas rede de lojas Pão de Acucar e Extra. Mas se na sua região a oferta ainda é pequena, higienize bem as frutas e verduras e vá em frente! Uma fruta ou salada in natura é sempre melhor do que um alimento dentro da embalagem.

 

 

E AS BEBIDAS NAS LANCHEIRAS?

Sabemos que o suco preparado na hora é a única forma que temos de garantir todos os nutrientes e fibras (sem coar, é claro), mas por ser muito perecível, fica delicado enviar na lancheira. Desta forma, ainda considero buscar alguns produtos disponíveis no mercado, desde que com moderação e consciência. Dê preferências aos preparados orgânicos como a linha da Native,  as opções sem açúcar da Natural One, integrais como os sucos Do Bem e jamais os concentrados.

***Lembre-se:  Se o fabricante investiu em muitos personagens e apelos infantis, tenha certeza que deixou de lado a preocupação com a saúde e abusou de açucares e corantes.

 

O mais importante é buscar uma linha tênue entre o mundo ideal e o mundo possível.

De nada adianta apresentar a você algo sublime sobre o mundo dos nutrientes, se este mundo não condiz com nosso cotidiano ou não é aceito pelos nossos filhos. Por isso, experimente estas alternativas, convide seu filho a participar destas escolhas e explique à ele desde pequeno o porquê deste caminho. Gradualmente ele entenderá que você só quer o que é melhor para ele, que estas escolhas lhe trarão benefícios e que é muito legal ser forte e saudável!!

shutterstock_184691876

28 de set, 2015
6 Comentários
6 Comentários em "15 Opções Saudáveis e Saborosas para a Hora do Recreio – Descubra AGORA, como acabar com este dilema!"
  1. Mirian Stahl   28 de set, 2015 - 19:28

    Super dicas para os lanches das crianças ,com opções super saudáveis.Adorei!

  2. Lígia   29 de set, 2015 - 19:53

    Oi Juliana! Adorei as dicas dos lanchinhos! A minha filha vai começar a escolinha agora que completou 1 aninho. Será que eu já posso oferecer um pãozinho? E a uva passa?
    O livro é ótimo eu adorei e quero colocar essas receitinhas em prática urgente! Ah outra coisa, vc sabe me indicar uma marca de panela de cerâmica de qualidade? Tenho procurado tanto e não acho!!!!! Obrigada Bjos

    • Juliana Avella   30 de set, 2015 - 11:10

      Oi Ligia minha querida. Fico muito feliz que tenha gostado dos lanchinhos, mas para sua pequena teremos que fazer algumas adaptações. A primeira coisa a saber é se ela já está com bastante dentinhos… Para se oferecer os pãezinhos o ideal é que ela triture antes de engolir, senão pode formar uma “massa”na boquinha dela e pode ser perigoso sem uma supervisão adequada. Pode oferecer, mas prefira nos momentos em que você estiver perto, ok? Quanto a uva passa ou até mesmo a fruta in natura por ser muito pequena considero arriscado, neste caso prefira enviar damasco, manga, tâmara, sempre sem açúcar e em pedaços grandes, assim ela pode ir degustando enquanto segura. Uma boa pedida para as frutas seria a banana maçã que é pequena e cabe na lancheirinha, molinha e dá para ela saborear sozinha, pães e torradas mais rígidas, palitinho de legumes, brócolis cozido no vapor, batata doce em pedacinhos, queijinho branco em cubos, seriam também boas opções. Lembre-se sempre de reforçar seu pedido de atenção na escolinha, conforme o lanche que você enviar, assim você ficará mais tranquila e terá um retorno sobre o comportamento de sua pequena.
      Obrigada por ter comprado o livro, que bom que gostou, depois me conta como funcionaram as receitas com sua princesa!
      Quanto a panela de cerâmica, gosto muito da Ceraflame, que tem o valor, mesmo que um pouco salgado, mais acessível que as demais, e você encontra no site da Bololo, tanto em jogos como avulsas, de acordo com sua necessidade. espia lá!
      Beijo super carinhoso para você e sua linda bebê!

  3. Mirian Stahl   27 de jan, 2016 - 15:24

    Adorei as dicas vou fazer para os meus netos!

  4. Halyne Melo   28 de jan, 2016 - 12:47

    Olá Juliana. Tudo bem?
    Adoro suas dicas e sempre coloco em pratica as receitinhas!!!
    Estou procurando, quase que desesperadamente, uma embalagem que eu possa acomodar os dois lanches que tenho que mandar para o dia do João na escolinha.
    Esse da suas fotos, com divisórias e compartimento separamos seria perfeito… Por favor, poderia me indicar onde encontro.
    Super beijo e obrigada.

    • Juliana Avella   01 de fev, 2016 - 09:14

      Olá Haylane, que bom que acompanha o blog! Aonde você mora? Como ficou sabendo do blog?
      Este Kit Lancheira com divisorias está disponível em Nossa Loja Gourmet aqui no blog mesmo, mas infelizmente está esgotada e por ser um produto importado, estou aguardando a reposição que demora um pouquinho. Mas faça seu cadastro na lojinha e assim que chegar eu te aviso. Um beijo grande e continue por aqui!

Deixe seu comentário