As erupções dentárias estão intimamente ligadas ao desenvolvimento do nosso corpo e é na infância em que se dá a fase mais importante deste desenvolvimento.
Diversos estudos apresentados por Rudolf Steiner, fundador da Antroposofia, nos mostram como estas relações podem ser tão marcantes.
As Erupções Dentárias e as Fases da Vida
Erupções dos dentes incisivos inferiores | Fase em que o bebê começa a engatinhar |
Erupções dos dentes incisivos superiores | Fase em que o bebê começa a andar |
Término do nascimentos de todos os seus dentes de leite | Fase em que o bebê percebe seu lugar no mundo entre 2 e 3 anos |
Chegada do primeiro dente permanente | Fase em que a criança se prepara para fase escolar, por volta de 6 anos |
Troca dos incisivos superiores e inferiores | Inicio da vida escolar e alfabetização, por volta dos 7 anos |
Nascimento do segundo molar | Por volta dos 12 anos uma grande transformação emocional |
Por fim, o dente do siso | Finaliza seu desenvolvimento aos 21 anos |
Todas estas relações não existem por acaso. Os dentes são o fim da linha, a calcificação efetiva de um processo que começa muito antes, desde o ventre da mãe. Sendo assim, os dentes são o resultado de um sistema, a conclusão de uma etapa, não simplesmente um objeto. Ele sinaliza como os outros processos dentro do corpo estão se desenvolvendo naquele momento.
Em função desta cronologia de erupção dentárias, temos:
Os primeiros dentes que surgem ⇒ Ligados ao Polo Neurossensorial
Os pré-molares ⇒ Ligados ao Polo Rítmico
Os molares ⇒ Ligados ao Polo Metabólico-Motor
Desta forma, podemos dizer que os dentes são considerados os nossos grandes guardiões da boca, pois através deles podemos entender como se dá o funcionamento de todo o organismo. Sendo assim, o papel da Odontologia com Ampliação na Antroposofia é devolver a boca ao corpo humano.
Se recuperarmos a consciência da importância dos dentes desde a gestação, o parto, o aleitamento materno, a nutrição balanceada e equilibrada, um sono adequado, uma vida e desenvolvimento tranquilos, iremos gerar além de um sorriso saudável, um organismo bem nutrido.
Bom dia. O texto e a imagem conferem, faltou a referência do livro “As Mil e uma Faces do Dente”, da Dra Célia Lulo.
Bom dia Thales, Agradecemos sua observação e já a corrigimos. Realmente na imagem não estava dando leitura. Crédito inserido com todo nosso respeito. Um Abraço carinhoso
Bom dia Thales, gostaria também de registrar, além do meu respeito, minha profunda admiração pelo trabalho desenvolvido pela Dra. Célia Regina Lulo Galitesi , que de forma incansável tem carregado esse impulso da Odontologia ampliada pela Antroposofia. Agradeço seu alerta, um abraço Alexandre
Felicitaciones colega.
Saludos.
Olá! E quando o bebê já nasce com um dente? Foi o caso do meu filhotinho que nasceu com um dente [erupção] incisivo inferior. Alguma observação sobre isso? Abç
Olá Maria Rosa, tudo bem?
Obrigada pela pergunta, encaminharemos ao nosso especialista e em breve teremos aqui um post completo que envolve esta questão. Continue nos acompanhando. Um beijo carinhoso
Adorei o blog. Já tenho o livro que me foi emprestado pela minha pediatra Dra Vera Yasbec que está fazendo ampliação na medicina antroposófica.
Oi Juliana, gostaria de ler mais a respeito da dentição segundo a antroposofia. Você tem dicas de livros ou outro meio que possa indicar?
Olá Maria, que bom que gostou! Todo meu conhecimento em dentição infantil veio dos ensinamentos do Dr Alexandre Rabboni, ele pode te indicar outras leituras com certeza, além das já postadas aqui no blog. Entre em contato com ele na Clinica Tobias. Um Beijo muito carinhoso!