Confira abaixo listas de ingredientes fundamentais, de acordo
com a orientação antroposófica de alimentação infantil, para o
preparo de papinhas para bebês de 6 a 9 meses de idade
Para introdução alimentar em bebês de 6 a 9 meses usaremos apenas hortaliças (verduras e legumes), sem inserir ainda temperos fortes como cebola e alho, grãos fibrosos nem as proteínas vegetal e animal.
A consistência das papinhas será pastosa, para evitar engasgo e permitindo que o bebê vagarosamente deguste e digira novos alimentos, novas texturas e novos sabores.
Com esta lista você poderá desenvolver até 6 receitas diferentes, utilizando sempre 1 ou mais componentes de cada grupo alimentar:
Raiz + Caule ou Folha + Flor ou Fruto + Temperos (ervas)
Para entender melhor as quantidades, opções de armazenamento e tirar outras dúvidas, clique e aprenda a utilizar esta lista.
Para os sucos
- 12 laranjas lima
- 4 cenouras
- 2 beterrabas
Para os lanches
- 6 bananas prata
- 2 peras williams ou djou
- 2 maçãs gala ou red
- 1 mamão papaia ou formosa
Para as refeições salgadas
As Raízes:
- 10 mandioquinhas
- 6 cenouras
Os Caules:
- 1 talo de alho poró
- 1 maço de salsão
- 1 talo de palmito pupunha fresco (se for difícil encontrar o talo solto, opte pela bandeja, mas nunca em conserva)
- 1 maço aspargos verdes ou brancos frescos
As Folhas:
- 1 maço de couve manteiga
- 1 maço de espinafre
- 1 maço de acelga
As Flores e Frutos:
- 1 brócolis
- 1 couve-flor
- 1 abóbora moranga (se preferir, você pode comprar a moranga já picada, pois elas são mais difíceis de cortar)
- 2 abobrinhas
Os Temperos:
- 1 maço de salsinha
- 1 maço de cebolinha
- 1 maço de manjericão
- 1 ramo orégano fresco
- 1 ramo de louro fresco
Os Coringas (o que não pode faltar):
- 140 g de flor do sal (ou sal marinho)
- 50 g de linhaça moída
- 300 ml azeite extra virgem
oi ju
eu achei que tinha te enviado uma mensagem semana passada quand comecei a ler o blog ams nao achei
enfim:
super o blog! parabens! super ideia, receitas, adorei!
vou tentar te enviar como as coisas acontecem por aqui pois tem umas diferencas e talvez te interrese pra comparar!!!
bjso enormes e saudades do teu bom humor!
mel
Oi Mel, que bom receber notícias suas e saber que tem acompanhado o blog de tão longe!! Será um prazer saber mais detalhes da alimentação em outro país, em outra cultura! Suas informações são super bem-vindas para enriquecer ainda mais o recheio do NutriFilhos! Me mande um email no contato@nutrifilhos.com Vamos manter contato!! Um Beijo no seu coração e parabéns pela linda família!
Olá, seu blog é muito bacana, adorei!
Só uma dúvida, as frutas mais indicadas nesta fase, para os lanches e sucos, são apenas estas que você listou?
Grata. Abraço!
Olá Renata, Tudo bem? Fico feliz que tenha gostado do Blog e que esteja usando nossas listas.
Como o organismo do bebê é muito delicado, buscamos ir devagar nas variações principalmente neste início. Então, minha sugestão para esta fase seriam frutas mais leves, adocicadas, rica em nutrientes, fibras e que auxiliam na digestão, além de serem fáceis para chegar a consistência de “purezinho”, sem ter que processar como: a banana prata, a pêra, a maça e o mamão. Você pode utilizar também frutas da estação que tendem a ter seu valor nutritivo bem acentuado em sua época de colheita, mas lembre-se que é bom evitar nesta fase, o abacate por ser muito gorduroso e de difícil de digestão, o abacaxi e o morango que por serem ácidos, poderem provocar assaduras e deixe as demais frutas rígidas e raízes para o sucos.
Sucesso para você e um beijo carinhoso!
Obrigada pela explicação!! Me ajudou muito. Mais uma dúvida Juliana.. As frutas que você sugere para os sucos, como seria o preparo? Eu posso bater a laranja lima com a cenoura ou com a beterraba? Antes eu devo cozinhá-las?
Grata mais uma vez! Abração!
Olá Renata, tudo bem?
Aprendi com Dr. Aranha, uma maneira bem diferente de preparar os sucos com as raízes, e não, o caminho não é o liquidificador, aliás esta ferramenta deve ficar bem guardadinha em seu armário o máximo de tempo possível, pois processando os alimentos você acaba quebrando suas moléculas, causando uma perda considerável de seus nutrientes.
Neste caso, posso fazer uma visita até você, te ensinar algumas técnicas e tirar suas dúvidas aí na sua casa, o que acha? Tenho diversos formatos de consultoria, posso lhe enviar por e-mail.
Um beijo carinhoso e aguardo seu retorno.
Olá! Tudo bem? Bom dia!!!
Fiquei com uma dúvida, os alimentos são orgânicos?
Abs
Olá Fabiana,
Boa tarde! Agradecemos sua pergunta. Tão importante quanto as combinações de ingredientes e o método de preparo, está também a origem dos alimentos. Portanto sim, o ideal é que nas refeições dos bebês contenham apenas alimentos orgâncicos, sem agrotóxicos e conservantes. Desta forma o bebê receberá todos os nutrientes e vitaminas ali presentes, sem se desvitalizar no combate aos venenos e outras substâncias contidas em outros. Um beijo carinhoso e felicidades!
Oi Ju, boa tarde! Queria que você me falasse um pouco sobre as papinhas industrializadas.
Olá Bianca, Tudo bem?
Agradeço sua sugestão de tema, vou explorar um pouquinho por aqui e em seguida, prometo colocar em nossa programação de pauta para um post no futuro. Se tiver outras sugestões de temas, envie para nós!
Em primeiro lugar, é preciso confiar na marca da papinha. Para ser segura, a papinha não deve possuir corantes, conservantes, acréscimo de açúcar e gordura trans. Fique também de olho no sódio, dando preferência aos produtos que contêm a menor quantidade. Se puder optar pelas versões congeladas, eu aconselho.
É importante ressaltar que a absorção das vitaminas e dos minerais de um alimento in natura são sempre melhores aproveitadas pelo organismo.
A papinha industrializada é vantajosa pela praticidade e rapidez. É bom recorrer a ela somente em situações de emergência sem deixa-la com o papel principal do cardápio do seu bebê, mesmo porque, em geral, elas apresentam consistência, cor e sabor semelhantes, o que acaba tornando a alimentação monótona e sem graça. Lembre-se: um prato colorido e com consistências diferentes estimula o seu pequeno a comer com mais vontade e desenvolver melhor o paladar, a mastigação e a percepção dos alimentos.
O Blog NutriFilhos tem como maior objetivo, mostrar às mamães que pode ser mais prático e simples realizar receitas saudáveis e saborosas em casa, oferecendo o melhor ao seu bebê. Continue nos visitando! Um beijo carinhoso.
Olá. Gostaria de saber porque não podemos introduzir as leguminosas nessa fase.
Olá Cinthia, agradecemos sua participação.
Na alimentação guiada pela Antroposofia, acreditamos que os alimentos devem ser introduzidos vagarosamente na vida do bebê, uma vez que seus rins e fígado ainda não estão completamente desenvolvidos. Estes órgão são responsáveis pela eliminação de toxinas, por isso a ingestão de proteína vegetal – pelas leguminosas e outros grãos – e a proteína animal, devem aguardar o maior amadurecimento do sistema digestivo, evitando sobrecarregar o organismo do bebê. Neste post http://nutrifilhos.com/por-que-introduzir-alimentos-bebes-vagarosamente/, você pode entender de maneira mais abrangente este caminho gradual e saudável.
Um beijo muito carinhoso
Olá Juliana, estou encantada com seu Blog. Super PARABÉNS! Sou mãe de uma graciosa menina de 7 meses e 6 dias, infelizmente só encontrei seu blog hoje, mas não é tarde para reparar e mudar algumas escolhas ” duvidosas” que fizemos.
Eu e meu companheiro estamos no inicio dos estudos da antroposofia para decidirmos sobre a escolha da futura escola de nossa filha e foi nessa busca que encontrei seu Blog SENSACIONAL!
Fica uma pergunta, as raízes ressecam as fezes naturalmente, minha filha nesse processo de amadurecimento do intestino, tem apresentado MUITOOOO ressecamento, como posso oferecer as papinhas nesse “esquema” raiz+caule+ fruto- flor, sem prejudica-la ainda mais? Somente a linhaça far’a este papel?
Olá Joelma, que linda sua mensagem! Obrigada de todo o meu coração! Com certeza nunca é tarde para optar pela Antroposofia.
Minha sugestão para o caso da sua filha, aprendida com Dr.Aranha e ilustrada em meu livro Papinha sem Medo (você já tem meu livro?), é oferecer ao logo do dia alguns golinhos de água com 2 ameixas secas submersas. O preparado completo você encontra no meu livro. Além de claro, caprichar na dose de flores e frutos das refeições que agem diretamente no sistema metabólico-locomotor. Tem um vídeo que falo sobre isso na sessão – Uma Pitada a mais. Explico direitinho a relação do homem e a planta. Espero te ver sempre aqui, me conte como descobriu o blog e de onde você escreve. É sempre um prazer conhecer meus seguidores.
Um beijo muito carinhoso com enorme gratidão.
Ola, o link clique e aprenda a utilizar esta lista nao esta funcionando.
Olá Fernanda, obrigada pela mensagem, vou checar com meu suporte.