Datas Especiais Nutritivas

Creme de Couve-Flor – Celebrando a primavera com uma receita da mais esbelta flor

23 de set, 2016 - Postado por Juliana Avella

benefits-of-cauliflowerO Nutrifilhos segue sua incansável busca por receitas, nutrientes e sabores para enriquecer o cardápio dos pequenos e claro, de toda a família.

Nesta temporada no Canadá, o coração de sua autora Juliana Avella não se divide, mas se multiplica em dois, desvendando as belezas e sabores do lindo país da America do Norte, que já respira seus primeiros – e gelados – dias do Outono, enquanto segue conectada às suas raízes brasileiras, que celebra a chegada da colorida Primavera.

creme_couve_flor_receita

A melhor forma de celebrar a chegada destas
duas estações do ano tão especiais para os dois países, não
poderia ser diferente, senão com uma receita nutritiva de dar água na boca.

 

A couve-flor é um ingrediente completo. Rico em minerais e vitaminas, incluindo Vitamina C, B-6 e K, além de uma maravilhosa fonte de potássio e proteína.

 

batata-russet

A batata fica ao seu critério, eu escolhi a Russet – no Canadá (ou Baraka) no Brasil, por ter um ótimo custo-benefício e ainda ser uma fonte riquíssima de potássio.

 

 

CREME DE COUVE-FLOR (Para servir morninho nas noites frescas da Primavera ou bem quentinho nas noites geladas do Outono)

INGREDIENTES

  • 1 cebola roxa picada
  • 2 dentes de alho triturados
  • 1/2 talo de alho por picadinho
  • 2 colheres de sopa de óleo de girassol
  • 1 couve-flor grande (ou 2 médias) com os galhos separados
  • 2 batatas Barakas – para os brasileiros e Russet – para os canadenses, descascadas e picadas em fatias
  • 1 cenoura média picada em rodelas
  • 200 ml de creme de leite fresco – para os brasileiros e Leite – 35% para os canadenses
  • 1 colher de sobremesa de flor de sal ou sal marinho

***Opcional – azeite, queijo ralado e crutons para servir

MODO DE PREPARO

Em uma panela grande, de preferência de cerâmica, barro ou ferro, aqueça o óleo e doure a cebola com o alho poró. Acrescente o alho e frite por 30 segundos.

Coloque a cenoura e a couve flor, adicione metade do sal e misture bem para incorporar o sabor. Adicione as batatas e mexa bem.roasted-cauliflower

Coloque água suficiente para cobrir os ingredientes, complete com o restante do sal e feche a panela. Quando levantar a fervura abaixe o fogo e deixe cozinhar por em média 35 minutos, ou até que todos os ingredientes estejam bem molinhos.

Passe em um moedor manual de alimentos para conservar todos os nutrientes – dica importante para receitas destinadas aos pequeninos.

*Para os adultos, se preferirem, podem passar em um mixer.

Volte o creme para a panela, acrescente o creme de leite e deixe ferver em fogo baixo por 15 minutos, mexendo sempre para não queimar o fundo.

Na hora de servir, acrescente um fio de azeite, queijo fresco ralado e crutons – para os maiores. Sirva morno nos dias mais quentes ou bem quentinho nas noites mais frias.

Bom apetite!

creme_couve_flor

23 de set, 2016
0 Comentários
0 Comentários em "Creme de Couve-Flor – Celebrando a primavera com uma receita da mais esbelta flor"
Deixe seu comentário