O Nutrifilhos segue sua incansável busca por receitas, nutrientes e sabores para enriquecer o cardápio dos pequenos e claro, de toda a família.
Nesta temporada no Canadá, o coração de sua autora Juliana Avella não se divide, mas se multiplica em dois, desvendando as belezas e sabores do lindo país da America do Norte, que já respira seus primeiros – e gelados – dias do Outono, enquanto segue conectada às suas raízes brasileiras, que celebra a chegada da colorida Primavera.
A melhor forma de celebrar a chegada destas
duas estações do ano tão especiais para os dois países, não
poderia ser diferente, senão com uma receita nutritiva de dar água na boca.
A couve-flor é um ingrediente completo. Rico em minerais e vitaminas, incluindo Vitamina C, B-6 e K, além de uma maravilhosa fonte de potássio e proteína.
A batata fica ao seu critério, eu escolhi a Russet – no Canadá (ou Baraka) no Brasil, por ter um ótimo custo-benefício e ainda ser uma fonte riquíssima de potássio.
CREME DE COUVE-FLOR (Para servir morninho nas noites frescas da Primavera ou bem quentinho nas noites geladas do Outono)
INGREDIENTES
- 1 cebola roxa picada
- 2 dentes de alho triturados
- 1/2 talo de alho por picadinho
- 2 colheres de sopa de óleo de girassol
- 1 couve-flor grande (ou 2 médias) com os galhos separados
- 2 batatas Barakas – para os brasileiros e Russet – para os canadenses, descascadas e picadas em fatias
- 1 cenoura média picada em rodelas
- 200 ml de creme de leite fresco – para os brasileiros e Leite – 35% para os canadenses
- 1 colher de sobremesa de flor de sal ou sal marinho
***Opcional – azeite, queijo ralado e crutons para servir
MODO DE PREPARO
Em uma panela grande, de preferência de cerâmica, barro ou ferro, aqueça o óleo e doure a cebola com o alho poró. Acrescente o alho e frite por 30 segundos.
Coloque a cenoura e a couve flor, adicione metade do sal e misture bem para incorporar o sabor. Adicione as batatas e mexa bem.
Coloque água suficiente para cobrir os ingredientes, complete com o restante do sal e feche a panela. Quando levantar a fervura abaixe o fogo e deixe cozinhar por em média 35 minutos, ou até que todos os ingredientes estejam bem molinhos.
Passe em um moedor manual de alimentos para conservar todos os nutrientes – dica importante para receitas destinadas aos pequeninos.
*Para os adultos, se preferirem, podem passar em um mixer.
Volte o creme para a panela, acrescente o creme de leite e deixe ferver em fogo baixo por 15 minutos, mexendo sempre para não queimar o fundo.
Na hora de servir, acrescente um fio de azeite, queijo fresco ralado e crutons – para os maiores. Sirva morno nos dias mais quentes ou bem quentinho nas noites mais frias.
Bom apetite!