"Sejam bem-vindas as Leguminosas, as principais fontes de proteína da Natureza!"
Receitas & Dicas

Receita de Creme de Ervilhas para Bebês de 18 a 24 Meses. Bem-vindas as leguminosas!

21 de set, 2015 - Postado por Juliana Avella

Você deve estar se perguntando, mas onde está o arroz com feijão?

as leguminosas

A Antroposofia sugere aguardar até esta etapa para a introdução das leguminosas – grãos que nascem em vagens, como feijões, ervilhas, grão de bico, lentilha, soja, etc. Elas são as grandes fontes de proteína que a natureza nos dá.

Podemos dizer que a leguminosas se encontram em um ‘mundo intermediário’ entre o vegetal e o animal. – Dr. Aranha

Segundo Dr. Aranha, “Os alimentos de origem vegetal tem em sua composição a predominância de carboidratos, enquanto que os de origem animal tem a predominância de proteínas e as leguminosas estão entre os dois, mesmo sendo do reino vegetal tem em sua composição a predominância de proteínas, que para o nosso corpo é muito bom, mas exige muito dos rins para a eliminação da uréia, substância produzida durante a digestão da proteína vegetal ou animal.”

Aos 18 meses, o bebê está atingindo o total desenvolvimento dos rins e fígado, sendo assim, já é capaz de arcar com a digestão completa das proteínas -primeiramente vegetais- sem sobrecarregar seu organismo.

Alimentos da família das solanáceas como tomate, batata inglesa, beringela, quiabo, entre outros,

menina 2 anos comendotambém podem ser inseridos gradualmente no cardápio,  uma vez que o fígado também conseguirá eliminar a solanina – toxina presente nestes alimentos.

Mais uma vez, tiraremos proveito da introdução gradual dos alimentos, mantendo o interesse da criança pelos pratos e o prazer em comer novos e deliciosos sabores.

As refeições estarão cada vez mais próximas das dos adultos, porém para a adaptação inicial do organismo da criança na digestão das leguminosas, é importante considerar iniciar pelos cremes coados – ao menos nos 3 primeiros dias – para observar a adaptação do seu bebê.

Receita de Creme de Ervilha

ervilha--vegetais-de-leguminosas--pod_3216423

Ingredientes:

  • 250g de ervilhas  (evite as em conserva, prefira as opções frescas, congeladas ou até secas)
  • 1 cebola pequena picada
  • 2 dentes de alho amassados
  • 3 folhas de louro (ou alguma erva de sua preferência)
  • Óleo de canola, milho ou girassol
  • Flor de Sal

Modo de Preparo:

Em uma panela de pressão, refogue a cebola no óleo até ficar transparente, acrescente o alho e frite mais um pouquinho. Adicione a ervilha no refogado e misture bem refogando junto para pegar o gostinho. Cubra com água filtrada -uns 4 dedos acima do conteúdo. Adicione 1/2 colher de café de flor de sal, as folhas de louro e feche a panela. Cozinhe em fogo alto até dar pressão, quando atingir o ponto abaixe o fogo e cozinhe por 15 minutos. Desligue o fogo deixe a pressão sair naturalmente e abra a panela. Verifique se as ervilhas estão bem molinhas e o caldo grosso. Caso necessário deixe apurar um pouco mais. Desligue fogo, bata o creme no liquidificador e separe alguma porções coadas em peneira grande.

Sirva com um fio de azeite.

IMG_3398

DICA #1: Para adicionar nutrientes, salpique com beterraba ralada, ricota ou muçarela de búfala. Fica uma delícia!

DICA #2: Após o período de adaptação, ao final do cozimento – já com a panela destampada -acrescente o macarrão – para sopa – de sua preferência até dar o ponto, mexendo sempre para não grudar no fundo, neste caso o caldo deve estar mais líquido.

DICA #3: Você pode servir as leguminosas inteiras acompanhadas com os grãos no nosso Clássico Arroz com Feijão e uma saladinha de legumes, assim terá uma refeição completa!

Nesta etapa de desenvolvimento seu (sua) filho (a), já está adaptado as diversas opções que a natureza nos dá, permitindo que tenha uma dieta diversificada em nutrientes, sabores e texturas. Agora solte a imaginação e vá em frente! Mas não esqueça de contar para a gente! Se quiser aprender mais receitas igualmente deliciosas com leguminosas, adquira agora mesmo seu livro Papinha sem Medo!

Bom Apetite!!

Cópia de IMG_3416

 

 

 

 

21 de set, 2015
1 Comentário
1 Comentário em "Receita de Creme de Ervilhas para Bebês de 18 a 24 Meses. Bem-vindas as leguminosas!"
  1. Mirian   22 de set, 2015 - 17:53

    Huuuuuuuum.Vou fazer.

Deixe seu comentário