"Alimentos sazonais aumentam seus valores nutricionais em sua época, duram mais e são mais baratos! Aposte nesta ideia deliciosa e sustentável!"
Datas Especiais Nutritivas, Receitas & Dicas

Creme de Batata Doce com Abóbora e Espinafre – Ingredientes do Outono!

11 de abr, 2016 - Postado por Juliana Avella

Aproveitando a chegada do Outono e sabendo dos benefícios nutricionais, sócio-ambientais e financeiros em consumirmos hortaliças de acordo com sua sazonalidade, preparei para vocês uma receita deliciosa indicada para bebês à partir de 9 meses (pois contém farinha de arroz, caso não seja adicionada, pode ser oferecida para bebês à partir de 6 meses).

hortaliças do outono

 

Todos sabemos, que a dieta dos bebês e crianças deve ser variada e enriquecida de muitas cores, sabores e nutrientes, por isso, em meu livro Papinha sem Medo e aqui no NutriFilhos, sigo encorajando as mamães para experimentarem e se arriscarem em combinações diversas, de acordo com a sazonalidade e a disponibilidade em sua região.

Sem esquecer de combinar os grupos alimentares como nos sugere a Antroposofia: Raízes + Caules & Folhas + Flores & Frutos – se você ainda não conhece esta divisão vegetal, acesse este link: http://nutrifilhos.com/a-relacao-entre-o-homem-e-a-planta-pela-antroposofia/

Confira esta combinação deliciosa, que inclui hortaliças facilmente encontradas nos meses de abril, maio e junho, contribuindo para a saúde dos nossos bebês e para o nosso bolso.

CREME DE BATATA DOCE, ABÓBORA E ESPINAFRE:

Ingredientes:

300 g de batata doce descascada e picada em rodelas;IMG_5160

100 g de cenoura descascada e picada em rodelas;

150g de espinafre lavado e picadinho;

1/2 abóbora (moranga ou paulista) descascada e picada;

1/2 xícara de farinha de arroz;

Azeite extra virgem para refogar ou óleo de girassol;

1/2 colher de café de flor de sal,

MODO DE PREPARO:

Em uma panela de cerâmica, refogue o espinafre no azeite por 1 minuto. Acrescente as raízes e refogue por mais um minuto. Adicione a abóbora e repita o processo. Cubra de água filtrada, acrescente o sal e deixe cozinhar por 25 minutos em panela tampada, sempre de olho para não passar do ponto. Quando as raízes já estiverem macias, acrescente a farinha de arroz e mexa sem parar para não empelotar. Acerte o sal se necessário, amasse com o garfo ou passe por um moedor de legumes manual. Evite bater no liquidificador ou processador. Sirva morno com uma gotinha de azeite.

Armazenamento:

Esta receita você pode congelar dividindo em porções de 250 ml por até 4 semanas.

IMG_5192

 

 

 

 

 

11 de abr, 2016
3 Comentários
3 Comentários em "Creme de Batata Doce com Abóbora e Espinafre – Ingredientes do Outono!"
  1. LOYANE   30 de abr, 2016 - 10:57

    Olá! Não é indicado cozinhar a farinha de arroz junto com os demais ingredientes? Em algumas receitas vc coloca ela no final do cozimento, em outras, após desligar a panela, é isso?

    Obrigada pela dicas de receitas!

    • Juliana Avella   01 de maio, 2016 - 16:06

      Olá Loyane, tudo bem? Agradecemos sua visita e na verdade, a farinha de arroz não tem necessidade de cozinhar por muito tempo, ao menos em minha receitas, eu utilizo apenas no final do cozimento para ela não empelotar. Uma vez que o caldo estará ainda bem quente -até borbulhando- considero o tempo nececessário para incorporar no restante do conteúdo e dissolver. Mas você pode testar da forma que fique adequada ao seu bebê e seu paladar. Bom apetite! Um beijo carinhoso…

  2. Claudia Garbini   31 de ago, 2016 - 20:11

    Já fiz e aqui em casa foi aprovadíssima,deliciosa !

Deixe seu comentário