Uma Pitada a Mais

A Relação entre o Homem e a Planta pela Antroposofia

08 de jun, 2015 - Postado por Juliana Avella

A palavra Antroposofia vem do grego “conhecimento do ser humano” e pode ser definida como um método de conhecimento da natureza do ser humano e do universo, que amplia o conhecimento obtido pelo método científico convencional e o aplica em praticamente todas as áreas da vida humana.

imageSendo assim, existem inúmeras correlações entre o homem, a natureza e o universo feitas pela Antroposofia, e Dr. Antônio Carlos de Souza Aranha –Médico da Família e Pediatra com Ampliação Antroposófica, meu médico desde os 2 anos de idade e consultor deste blog– quem me apresentou esta interessante correlação entre uma planta e sua composição (raiz, caule, folhas, flores e frutos) e o corpo humano com seus sistemas interligados.

“Imagine uma planta de cabeça para baixo, com todas as suas partes de composição e façamos um paralelo com o corpo humano e seus sistemas interligados para o total funcionamento do organismo. Sendo assim, se oferecermos a uma criança uma refeição com pelo menos um ingrediente de cada grupo alimentar, estaremos nutrindo de maneira equilibrada todo o seu corpo”, explica Dr. Aranha.

Raiz – Tem uma atividade centrípeta e absorve os elementos da terra, que “entram” pela raiz; possui um formato arredondado, rígido e estático, semelhante à nossa cabeça.

Caule e Folhas – O caule por sua vez, tem suas folhas que nascem em forma simétrica e rítmica, assemelhando-se com às nossas costelas; as folhas absorvem oxigênio e eliminam gás carbônico em um movimento rítmico, assim como nossos corações e pulmões.

Flores e Frutos – são radiais, expandem-se para fora, assim como o pólen das flores, que vão para o mundo, bem como os sistema locomotor, digestivo e reprodutor.

Ao fazer esta correlação devemos considerar que na cabeça do homem, e em seu sistema neurossensorial, temos também a entrada de tudo, a luz pelos olhos,  ar pelo nariz, o alimento pela boca, tratando-se, portanto, de uma parte do corpo muito parecida com as raízes.

O tórax, incluindo pulmão, coração e costelas, é uma estrutura que vai e vem, que transporta o ar para os pulmões, o sangue para o coração; as costelas expandem e contraem, exatamente como o caule e suas folhas.

imageJá os sistemas digestivo, reprodutor e locomotor são pura expansão, a começar pelos ossos,  parte do fêmur, depois tíbia, então os pés e dedos, ramificações para fora; da mesma forma, nosso sistema metabólico, expande para o mundo, como a digestão e a reprodução, equivalentes às flores e frutos.

Os organismos vivos têm sempre estas três partes: o Sistema Neurossensorial e o Sistema Metabólico, que são opostos, interligados por um Sistema Rítmico.

Na visão da Antroposofia, os alimentos têm a função de nutrir cada um dos sistemas e órgãos, então, partindo de cada uma das partes das planta temos:

  • Para uma boa digestão e um bom Sistema Metabólico, fazemos uso a das flores e frutos das plantas, por isso o mamão ajuda na digestão, e o chá da flor da camomila ajuda em caso de cólicas menstruais;
  • Para atingirmos o fortalecimento e a expansão do Sistema Rítmico, empregaremos os caules e as folhas, por isso folhas como espinafre e couve manteiga fortalecem o sistema respiratório e ajudam a prevenir resfriados;
  • Para um bom desenvolvimento cerebral e sensorial, utilizaremos as raízes como a cenoura que promove o bom desenvolvimento da visão.

DESENHO H e P

Conhecendo como se dá a divisão dos grupos alimentares pela Antroposofia, você pode entender com melhor clareza os ingredientes, além de poder ir às compras com mais objetividade e as informações necessárias para montar um cardápio saudável e balanceado para suas crianças.

08 de jun, 2015
8 Comentários
8 Comentários em "A Relação entre o Homem e a Planta pela Antroposofia"
  1. Claudia Garbini   14 de jun, 2015 - 19:29

    Otimo ,elucidativo e coerente .

  2. Sandra   02 de jul, 2015 - 19:01

    O meu filho é paciente do Dr. Aranha desde que nasceu e sigo essa alimentação desde então. O resultado é o meu raparão, forte e invencível, raramente adoece, e olhe que ele nasceu de 27 semanas, com 995 gramas….

    • Juliana Avella   03 de jul, 2015 - 19:10

      Olá Sandra, que prazer ler seu comentário!
      Com certeza é um incentivo para as mães, pais e cuidadores que estão iniciando sua jornada, nesta linha de cuidados e atenção à alimentação.
      Sabemos que dá trabalho, mas vale cada minuto não é mesmo? Parabéns pelo seu rapagão. Obrigada por nos escrever e prestigiar o blog NutriFilhos.
      Desejamos felicidades à toda a sua família!
      Um Beijo carinhoso

  3. perfeito   17 de set, 2015 - 21:34

    perfeito

  4. Aline Ulir Calliari   07 de out, 2016 - 09:00

    Olá,

    E as sementes? Estão relacionadas ao sistema metabólico locomotor também? Ou por sua característica de energia vital para a geração de um novo ser (armazenamento de nutrientes e duras) seriam relacionadas ao neurosensorial?
    Obrigada,
    Aline

    • Juliana Avella   14 de out, 2016 - 10:50

      Olá Aline,

      Tudo bem? Obrigada pela pergunta, ela será encaminhada aos nossos consultores para que tenha um melhor embasamento. Em breve retornaremos seu contato. Um beijo muito carinhoso.

  5. João Miguel Moreno   14 de jun, 2018 - 23:22

    acho interessante o estudo de Antroposofia mas não sei por onde começar tem curso online gostaria de estudar sobre as plantas fitoterapia péssu ajuda obrigado uma orientação

    • Juliana Avella   22 de jun, 2018 - 21:28

      João as escolas Rudolf Steiner de São Paulo podem te ajudar além da Clínica Tobias que tem cursos práticos em diversas áreas! Sucesso em suas buscas!

Deixe seu comentário