Palavra de Especialista

O Desmame Natural pela Antroposofia

27 de ago, 2015 - Postado por Dr. Antônio Carlos de Souza Aranha

152980135Constantemente lemos, vemos e ouvimos falar sobre quão importante é a amamentação com leite materno. Este gesto de amar e nutrir um bebê em sua plenitude deve ser cultivado e apoiado cada dia mais, em todos os cantos do planeta, mas e o desmame?

O desmame é certamente um momento delicado de transição e transformação, tanto para o bebê quanto para a mãe, mas pouco abordado pela mídia e até mesmo pelo médicos, pois a orientação que prevalece nos consultórios é: “amamentar por pelo menos 2 anos ou mais”. Será?

animation_labor_screenshotA criança, quando está dentro do útero, vive em uma total inconsciência alimentar, uma vez que se alimenta diretamente pelo cordão umbilical. Quando nasce, ela é de uma certa maneira expulsa para o mundo, num processo relativamente violento, e de repente se vê obrigada a respirar sozinha e, logo em seguida, a se alimentar e a digerir este alimento por conta própria, passando a exercer todo um processo de digestão que ela não conhecia antes.

A amamentação neste momento, além do alimento, tem o papel do acolhimento desta criança que, uma vez “expulsa” do ventre com a mensagem subliminar de “vai para o mundo, cresce, continue seu caminho”, recebe a segurança, o conforto e a essência da mãe pelo leite materno e seu afago, neste processo de separação.

bebe-300x200“Você vai para o mundo, mas eu te acolho”, é o que representa amamentação. Nosso corpo e toda a natureza são guiados por processos rítmicos que, como todos os ciclos, têm um limite, é regido por um começo, um meio e o fim. 

O processo do desmame também representa um limite, permitindo que a criança seja impulsionada a seguir para uma nova etapa de seu desenvolvimento gradualmente, com segurança, carinho, afeto.

A Organização Mundial de Saúde (OMS), assim como o Ministério da Saúde e os profissionais da área médica em sua maioria, sugerem e incentivam a amamentação com leite materno até os 2 anos de idade ou mais. Este posicionamento com certeza é válido, considerando problemas mundiais de desnutrição em populações da África, Ásia e mesmo aqui no Brasil. No entanto, para crianças que vivem em outras condições, o ideal seria que novamente houvesse este outro processo de “vai para o mundo”, e não o continuar acolhendo através do ato de amamentar, permitindo assim que esta criança siga seu caminho com segurança e autonomia. Eu diria que por volta de 1 ano o desmame pode acontecer de maneira natural e positiva, tanto para mãe quanto para a criança.

126_nino_corriendo_cc2

A Antroposofia valoriza bastante o crescimento da criança e sua individualização, sua diferenciação da mãe em etapas, que não devem durar demais, nem serem curtas demais

Assista ao vídeo do Dr. Aranha e entenda esta visão tão delicada.

 

Durante o desmame, além de acompanhamento de um pediatra, toda e qualquer conduta deve levar em conta o momento e os sentimentos da mãe e do bebê. Em qualquer decisão tomada em relação ao desmame, a mãe deve receber o mesmo apoio e respeito que recebeu no início da amamentação. Este processo é delicado, as lágrimas e a angústia podem surgir e pode levar algum tempo, como todo o ciclo da vida. Por isso, a segurança e cumplicidade entre mãe, filho e familiares, devem estar em primeiro lugar.

371 O amor ofertado durante a fase da amamentação pode e deve ser transferido e dedicado ao preparo e à escolha dos novos alimentos, ao carinho e paciência ao ofertá-los, à atenção e sensibilidade em cada fase de desenvolvimento de seu bebê e, claro, aos muito beijos e abraços que você dará em seus filhos por toda a vida!

Boa sorte!

27 de ago, 2015
22 Comentários
Dr. Antônio Carlos de Souza Aranha
Dr. Antônio Carlos de Souza Aranha é Médico de Família formado pela Faculdade de Ciências Médicas Santa Casa de São Paulo em 1976. Colaborador da Clínica Tobias desde 1977, Dr. Aranha especializou-se em Medicina Antroposófica e estagiou na Lukas Klinik e Ita Wegmann Klinik na Suíça. É também um dos fundadores da Associação Brasileira de Médicos Antroposóficos, Diretor-Docente do Instituto de Terapia Familiar de São Paulo, Docente no curso de Formação em Pedagogia Waldorf de Cuiabá, alem de colunista da Revista Pais & Filhos. Dr. Aranha atua nas áreas de Clínica Geral, Pediatria e Terapia de Casal e de Família.
22 Comentários em "O Desmame Natural pela Antroposofia"
  1. Erica   29 de ago, 2015 - 12:17

    Realmente pouco ou nada se fala do desmame.
    Amamentei meu filho por 8 meses e parei porque ele próprio decidiu não mais mamar, estava mamando, me mordeu e decidiu não mais voltar ao peito. Apesar da minha insistência ele não procurou mais o peito.
    Sofri bem mais que ele. Mas, entendi que ele mudou de fase, evoluiu. Entendi que ele já se enxerga como um ser único e já tem suas própria vontades. E fiquei feliz! Afinal, o que mais quero é criar um filho quês saiba do meu amor por ele, tenha a certeza de que sempre estarei ao seu lado, mas que saiba lidar com o mundo que ele tem pela frente!

    • Juliana Avella   30 de ago, 2015 - 18:59

      Erica, agradeço suas tão sinceras palavras. Realmente casos como o seu são muito comuns. Obrigada por compartilhar com a gente! Por isso tão importante falarmos sobre este apoio à mamãe neste momento tão delicado e sensível da mulher! Parabéns por sua garra e respeito ao seu instinto materno, que a fez enxergar que era o seu momento e de seu filho. Cada família e cada bebê são únicos e devem ser respeitados! Um beijo muito carinhoso!

  2. Ligia   31 de ago, 2015 - 22:21

    Oi Juliana!!!! É muito interessante esse modo como a antroposofia vê o desmame! Em tempos que muito se fala sobre a livre demanda e a defesa da amamentação até o desmame natural seja com 2…ou 3…. Enfim, vários blogs defendem isso! Eu acho que faz todo o sentido o desmame ser por volta de 1 aninho e assim deixarmos o bebê conquistar a sua individualidade e segurança! Eu gostaria que fosse de forma muito natural mas as vezes sinto que a minha filha de 11 meses não vai perder o interesse tão cedo. Pois ela mama muito, durante todo o dia e para dormir e todas as vezes que acorda durante a madrugada!!!! Como nunca dei chupeta e nem mamadeira sinto que ela precisa do peito para se acalmar e pegar no sono….gostaria muito que ela conseguisse pegar no sono sozinha, mas não vejo nenhuma saída breve para essa situação e não queria forçar um desmame…queria que fosse natural! Alguma dica? Úm bjo é muito obrigada por todas as dicas nos seus textos que sempre me ajudam bastante! Poderia fazer mais vídeos para postar aqui! Beijo

    • Juliana Avella   01 de set, 2015 - 14:11

      Olá Ligia,
      Agradeço sua carinhosa mensagem! Fico feliz que se identifique com o conteúdo do blog, a participação de vocês é sempre muito importante para nós! Aonde Você mora? Qual tema de vídeos gostaria de nos sugerir? Podemos analisar se não temos em pauta e providenciar, o que acha?
      Quanto ao seu momento sobre a amamentação, com certeza não será da noite para o dia que você alcançará o desmame de sua linda bebê. Todas as etapas de desenvolvimento na vida da criança devem ser alcançadas com calma, gradualmente e delicadamente, o que tenho certeza que você o fará. Sempre de acordo e em sintonia com seu pediatra, que certamente é o profissional mais adequado para te dizer se sua filhota está pronta ou não.
      Se estiver tudo sob controle quanto a alimentação, crescimento e saúde, acredito que o caminho deva iniciar pelas mamadas do dia, as da noite são sempre mais complicadas. Observe suas refeições, quem sabe inserindo alguma frutinha de sobremesa nas refeições principais, algum alimento protéico como o queijo branco, a ricota e seus derivdas nos lanches…
      Se estiver em São Paulo, podemos marcar um bate-papo, tenho muitas dicas que podem te ajudar. Um beijo carinhoso!
      Acesse:http://nutrifilhos.com/consultoria/

      • Ligia   12 de set, 2015 - 21:22

        Oi Juliana muito obrigada por sua sempre atenção e carinho com que responde aos meus comentários e pelas dicas que me deu! Estou mesmo tentando colocá-las em prática!!!! Eu adoraria me encontrar com vc mas eu moro em Araraquara, mas quem sabe um dia que eu for pra São Paulo podemos combinar um bate papo, estou sempre por aí!!!! Eu gostaria de ir ao lançamento do seu livro sábado que vem mas não vou conseguir pois é aniversário de 1 aninho da minha pequena essa semana!!!!! De qualquer forma se vc for vendê-lo pelo site vou comprar com certeza!!!!Muito sucesso, boa sorte e continuo acompanhando tudo por aqui!!!!! Beijão e obrigada novamente!

        • Juliana Avella   13 de set, 2015 - 00:01

          Olá Ligia, é sempre um prazer conversar com meus seguidores e perceber o quanto o NutriFilhos tem auxiliado no dia a dia de vocês. Esta com certeza é minha maior recompensa! Muito obrigada de coração! Avise-me quando estiver em São Paulo, mas se precisar de uma pitada a mais, tenho um projeto de consultoria online que auxilia mamães que moram um pouquinho mais longe.
          Meu livro estará à venda no site da Editora Antroposófica, à partir do dia 19/09, eles enviarão para todo o Brasil pelos correrios. Fico feliz com seu interesse, tenho certeza que irá gostar, foi feito com muita dedicação, alegria e cuidado. Um beijo muito carinhoso e continuemos em contato por aqui!

  3. Ligia G   14 de fev, 2016 - 22:26

    Boa Note Juliana,
    Estou na mesma fase da Lígia, tenho muitas dúvidas qto ao desmame. Na verdade, não sei se estamos prontos, tanto meu filho Qto eu. Gostaria de ler mais sobre isso. Vc pode me dar algumas dicas?
    Nos e o nosso pediatra seguimos a linha do Dr Carlos Gonzales, mas confesso que não sei muito , aliás, não sei quase nada sobre a visão antroposofica em relação ao desmame.
    Meu marido se consulta com médico conhecido Antroposofico, mas por outras razões, e ele já falou algumas coisas negativas sobre a Amamentacao noturna.
    Vc tem algo a falar sobre isso?
    Li a sinopse do seu livro sobre papinhas e fiquei curiosa sobre o conteúdo, há receitas para lanches e refeições ? Se sim, até qual idade?
    Muito Obrigada

    • Juliana Avella   15 de fev, 2016 - 13:21

      Olá Ligia, tudo bem?
      Agradeço sua mensagem e entendo perfeitamente sua afliação. Gostaria de primeiramente, enfatizar que a decisão pelo momento do desmame deve estar sempre relacionado ao acompanhamento pediátrico do desenvolvimento do seu filho, somente o profissional da saúde de sua confiaça pode fortalecer sua decisão, levando em conta a idade e crescimento do bebê. Com quantos meses está o seu bebê?
      Outro ponto a se levar em conta, como o Dr. Aranha relata neste post, é a segurança emocional de mãe e filho, vocês tem que estar prontos, principalmente você, para dar este passo e como você já percebeu não é fácil, mas acredite, está no caminho.
      Em meu livro, além de receitas de refeições, alguns lanchinhos e muitas opções saborosoas e nutritivas para bebês até 2 anos, você encontrará um capítulo especial sobre amamentação escrito pela Conselheira em Amamentação Martha Goldberg, ela aborda todos os estágios e também o desmame. Acho que ler suas palavras pode lhe trazer mais conforto e seguraça.
      A Antroposofia sem dúvida é um caminho apaixonante e fortalecedor, pois mais do que nos mostrar o certo ou errado sobre temas relacionados ao desenvolvimento infantil, dos quais somos bombardeadas e julgadas o tempo todo, o profissional Antroposófico respeita a individualidade de cada mãe e de cada família, por isso vale a dica de quem sabe, você acompannhar seu marido em uma consulta com o médico que mencionou e ouvir um pouco… No mais, presto consultorias presenciais e online, se precisar de mais auxílio, estou à sua inteira disposição. Aonde você mora? Ah, e qual é o nome do médico que atende seu marido?
      Um Beijo muito carinho e lembre-se “Desmamar não significa DesAmar, significa permitir ao seu bebê desvendar o mundo e você, estará SEMPRE aos seu lado!” Aguardo seu retorno e boa sorte!!

      • Lígia G   15 de fev, 2016 - 14:17

        Obrigada pelas informações Juliana.
        Meu filho está com 10m e meio.
        O médico e o Dr Ricardo Guelmann
        E eu moro em SP.
        Vc pode me mandar algo do que se trata a sua consultoria, na verdade sei que é sobre a alimentação de bebês, mas aprofundar um pouquinho?
        Muito bom saber mais sobre seu livro. Obrigada

        • Juliana Avella   15 de fev, 2016 - 14:25

          Oi Ligia, te envio mais detalhes por e-mail!
          Meu livro tem venda direta pela editora, clicando na capa ao lado direito da página você vai direto nele, tenho certeza que ele pode te auxiliar bastante. Conheço um pouco o trabalho do Dr. Gheldman e tenho certeza que ele pode te auxiliar também. Aliás conte para ele sobre nosso portal, acho que ele vai curtir bastante, com certeza ele conhece nossos especialistas.
          Um Beijo muito carinhoso e nos falamos por e-mail.

  4. Luanda   15 de fev, 2016 - 11:36

    Este artigo e o vídeo vieram num momento bastante propício para mim. Meu filho está com 18 meses e desde os 12 que sinto que não quero mais amamentar, mas parece que cada vez que ele percebe isso é mais difícil fazer o desmame de uma forma tranquila. Ele quer mamar o tempo todo, mesmo! Inclusive quando está dormindo. Uma vez quase consegui fazer o desmame noturno, mas tive de viajar por uma semana e na volta ele grudou no meu peito de uma forma que não estou conseguindo tirar. Converso, dou carinho, tento brincar, mas está muito difícil. Eu já não sinto prazer em amamentar tanto… se fosse uma ou até três vezes ao dia, seria tranquilo, mas ele quer mamar de meia em meia hora, o que interfere também na alimentação dele. Gostaria de orientações sobre COMO fazer o desmame. Grata

    • Juliana Avella   15 de fev, 2016 - 13:51

      Olá Luanda, agradeço sua mensagem e assim como a Ligia, compreendo sua aflição.
      Este desmame dependerá única e exclusivamente de você. Aos 18 meses com sua independência, alimentação e outras conquistas, desde que com acompanhamento de seu pediatra e/ou nutricionista, o desmame parece estar perto. Mas muitas coisas devem ser observadas para você conseguir dar este passo tão importante para você e para o seu filho.
      Sugiro também a leitura do meu livro Papinha sem Medo no capítulo “Sutilezas da relação mãe e filho”, escrito por Martha Goldberg, onde você encontrará alguns pontos importantes a serem considerados neste momento.
      Posso também te auxiliar com consultoria online ou presencial e tentarmos juntas, coordenar melhor a rotina do seu pequeno rapaizinho, afinal, amamentar de meia em meia hora com esta idade está longe de ser um mundo ideal. Aonde você mora?
      Acho importante enfatizar que minhas considerações no blog, no livro e em meus serviços prestados, seguem de acordo com minhas experiências pessoais, guiadas pelos profissionais da saúde que me ancompanharam desde o início, sendo assim, nada substitui os conselhos e demais considerações de seu pediatra de confiança, tudo bem?
      Vamos nos falando. Um beijo muito carinhoso! Aguardo seu retorno…

    • Luanda   15 de fev, 2016 - 16:56

      Juliana, muito obrigada pela atenção. Mudamos de cidade há seis meses e já fomos em alguns nutricionistas e pediatras, mas não encontramos nenhum que atende `as nossas expectativas. recentemente fomos em uma pediatra que apesar de também não ser ideal, seguiremos com ela por necessidade.
      Onde posso conseguir seu livro? Moro em Aracaju/SE.
      Se possível, me envie um email para eu entender como funciona a consultoria…
      Beijos e muito obrigada.

      • Juliana Avella   17 de fev, 2016 - 12:51

        Olá Luana, você encontra meu livro no site da Editora Antroposófica ou na Livraria Cultura. Eles entregam em todo o Brasil. Vou lhe enviar um e-mail ainda hoje.
        Um beijo muito carinhoso!

  5. Ylanna   17 de fev, 2016 - 07:13

    Oi Juliana,
    Admiro muito a filosofia,
    Meu filho tem 2 anos e 7meses e ainda mama a noite e ao acordar. Agora não sinto que ele queira parar,ao contrário, como posso iniciar um desmame sem que ele sofra? você pode me dar alguma dica? Obrigada

    • Juliana Avella   17 de fev, 2016 - 12:56

      Olá Ylanna, tudo bem? Agradeço sua mensagem. Parabéns pela amamentação, com certeza seu filho leverá os benefícios deste seu ato de amor por toda a vida! Quanto ao desmame, como você mesmo disse, ‘ele não quer parar’… Digo aqui, como minha experiência, pois não sou profissional da saúde, mas para que não haja sofrimento MINHA SUGESTÃO, é VOCÊ em primeiro lugar se sentir segura, acreditar se é o momento e seguir com seu acalando de outra forma, mas sempre de maneira natural e gradual. Esta decisão cabe a você primeiramente e depois ao seu bebê. Mas sempre com acompanhamento médico e nutricional.
      Espero te ver sempre aqui! Um Beijo grande

  6. Lúcia Costa   17 de fev, 2016 - 08:37

    Mais um que confunde opinião pessoal com opinião profissional…. A recomendação de amamentar até os 2 anos , pelo menos, é para o MUNDO INTEIRO. E um desmame natural é quando uma criança e a mãe quiserem….

    • Juliana Avella   17 de fev, 2016 - 13:06

      Olá Lúcia, agradeço sua mensagem e compreendo de verdade que este é sim um tema polêmico.
      Com certeza o ponto de vista do Dr. Aranha pode não caber à todas as famílias, por isso a Antroposofia é tão cativante, pois respeita SEMPRE cada família e cada criança em sua individualidade. Conheço casos de mamães que seguem esta linha e amamentaram até os 2 anos e meio e conheço outras, que amamentaram até 6 meses pois o bebê e mamãe acabaram não se adaptando em sua volta ao trabalho, enfim, todas as opiniões são válidas e devem ser respeitadas.
      Eu acredito, que entender que o desmame também faz parte de um ciclo, que deve ser vivenciado com cuidado e carinho, conforta e apoia todas as mamães e isso é o que realmente importa!
      Espero vê-la sempre aqui! Um beijo carinhoso

  7. Rosa Maria Oliveira   23 de jun, 2016 - 21:12

    Minha casa e eu somos totalmente abertos à antroposofia, porem, estou completamente decepcionada com este post, me perdoe, mas não posso simplesmente ignora-lo. Num país onde a média de amamentação é de apenas 54 dias, dizer que a ‘grande recomendação dos consultórios em geral’ é que se amamente até dois anos ou mais é estar totalmente por fora da nossa realidade!! Da pra contar nos dedos os verdadeiros profissionais que REALMENTE apoiam a amamentação. A grande maioria receita uma lata de leite artificial assim que a mae beira os seis meses de amamentação ou quando esta prestes ao término da licença maternidade. Eu participo de um grupo de apoio à amamentação com mais de 18 mil maes e, chove pedidos de ajuda diariamente, de maes que nao recebem nenhuma ajuda ou orientação para vencer os primeiros seis meses com exclusividade, quanto mais, para chegarem a um ano de peito! O que tem de sobra é gente pra oferecer mamadeira, chupeta e outros artifícios que fazem com que aconteça a confusao de bicos e, AI SIM, a criança larga o peito. Quando isso acontece, a mãe diz “ah, meu filho largou meu peito porque quis” não mãe! Ele foi enganado, ele foi seduzido a largar o alimento mais sagrado que ele poderia ter, precocemente. Mais uma vez, me desculpe, mas considero este post um desserviço imenso, frente a triste realidade da amamentação no nosso país. Isto porque, NINGUÉM vai te julgar se você não quer mais amamentar seu filho, ao contrário, você vai receber muito apoio da sociedade e ate da sua família, porém, você vai ter que “matar um leão por dia” caso decida prolongar a amamentação, para o bem do seu filho. O meu filho fará um ano semana que vem, sem chupeta, sem mamadeira e espero que realmente, o desmame aconteça quando de fato for a hora. E SOMENTE ELE saberá a hora. Só eu sei o quanto eu tenho que lutar, diariamente para continuar dando a ele esse alimento insubstituível. Trabalho o dia todo fora e sou dona de casa, tive inumeros problemas com a creche, inclusive com pediatras (vários) …isso pq ainda nem completamos um ano! Assm como bem disse a Lucia acima, esta opinião pessoal não acrescenta em nada, frente a nossa realidade brasileira, pelo contrário, só confunde e atrapalha!

  8. Vanesca   24 de ago, 2017 - 15:29

    Parabens Rosa Maria Oliveira pelo comentário. …

  9. Marianne   27 de ago, 2017 - 11:08

    Cresci no meio Antroposofico. Mas concordo com a amiga acima. Não o artigo em si, mas no decorrer dos comentários há muito equívoco.
    Não devemos nos fixar no tempo cronológico exato. A dupla mãe e bebê é que conduziram esse processo. Muito desmame precoce acontece por falta de informação. E a confusão de bicos é a principal. E o pediatra não é autoridade para dizer qdo desmamar.
    Juliana, fiz a introduçao alimentar d minha filha seguindo o seu livro. Ótimo nas orientaçoes nutricionais e sugestões de receitas. Mas já no livro quando se fala da amamentação fiquei chateada. Enfim, independente de uma visão filosófica, sigo amamentando, apesar de prazeres e desprazeres que vêm juntos, minha filhota é quem me dará as dicas de que o mamá pode ficar para depois. E não fatores externos a interferir e muito menos regras de mamar menos ou mais.

    • Juliana Avella   02 de out, 2017 - 13:56

      Que bom Marianne que gostou das orientações do livro. E Você falou tudo, a dupla mãe e bebê é quem conduz qualquer processo! Parabéns. Em meu livro eu compartilho a minha história mas sei, valorizo e respeito que cada um tem a sua… Um beijo muito carinhoso!

Deixe seu comentário