Alimentos & Compras

A Chave de uma Vida Saudável para seus Filhos Está no que Você Compra e Traz para Casa

17 de jul, 2015 - Postado por Juliana Avella

mom-marketAtualmente, para o entusiasmo de muitos, cresce a cada dia a oferta de produtos orgânicos e dos chamados naturais nas prateleiras e geladeiras dos supermercados. É também fato que a indústria alimentícia já se deu conta da crescente conscientização dos consumidores quanto aos produtos que consomem e malefícios que certas substâncias e ingredientes causam à saúde.

Em contrapartida, a mesma indústria alimentícia, que produz alimentos super processados, aumentou seu investimento em marketing e propaganda, afim de nos convencer que dado produto com uma nova fórmula é melhor e mais benéfico para o nosso organismo, tendo alterado apenas as embalagens para confundir o consumidor, sem se preocupar com saúde, apenas com a venda.

Sendo assim, se a indústria alimentícia visa a venda, nós, consumidores, temos que focar na compra e nos produtos que trazemos para dentro das nossas casas. Ou seja, se quisermos mesmo ser inteligentes em relação às escolhas e alimentos que oferecemos às nossas crianças, temos que estar atentos ao que compramos, já que, em teoria, a responsabilidade pelos alimentos que entram ou ficam de fora do carrinho deve ser dos pais e adultos. No entanto, na prática, não é bem assim que acontece, tanto que a propaganda de diversos produtos é direcionada às crianças.

Segundo artigo do Portal Âmbito Jurídico, dentro de seu núcleo familiar, as crianças possuem 70% das decisões de compra. Elas representam para as empresas fidelização de consumo para o futuro, pois tornam dependentes do produto. Crianças têm 92% de influência na compra de alimentos, 86% na de brinquedos e 57% na de roupas.
No ano de 2000, 71% dos pais afirmavam sofrer a influência dos filhos na hora das compras; em 2003, o índice subiu para 80% nesta pesquisa, com 38% influenciando fortemente na decisão. Na escolha da marca, 63% deles influenciam nas compras, sendo que metade das crianças com idade entre 7 e 13 anos influencia de maneira exagerada.

Consumismo%20infantil%20numeros

Assista ao vídeo e veja o que Dr. Aranha, Pediatra, Médico de Família e consultor do Blog NutriFilhos, tem a dizer sobre o assunto. Reflita e, se quiser, deixe seu comentário abaixo!

O que evitar e no que investir?

Certo, uma vez que temos a informação, mais importante ainda é saber o que fazer com ela. O NutriFilhos preparou a tabela abaixo, com algumas dicas de substituições simples e práticas que vão te ajudar a priorizar a saúde dos pequenos e evitar armadilhas na hora das compras.

EVITE INVISTA
Iogurtes adoçados e coloridos artificialmente (Danoninho etc.) Iogurte natural com uma fruta docinha amassada como banana, caqui, mamão, morango
Bolachas recheadas, biscoitos e salgadinhos fritos –deixe para as farras com os amiguinhos da escola Torradinhas integrais com geleia e biscoito de polvilho são melhores opções
Queijo tipo Polenguinho e requeijão cremoso (eles preservam muito pouco de seus nutrientes principais) Queijo branco fresco e cremes à base de ricota e cottage (são muito mais ricos em nutrientes e cálcio)
Pães brancos e arroz branco: são produzidos com grãos descascados e mais processados, assim, perdem grande parte de suas propriedades nutricionais como as fibras, que são muito importantes para a digestão. Caso seu filho não aceite bem as opções integrais, tenha sempre a mão farelo de linhaça e outros grãos e acrescente em pequenas porções em seus lanches e refeições. Pães integrais e arroz integral: são produzidos com grãos com cascas, conservando seus nutrientes e auxiliando na digestão. Comece devagar e adapte o cardápio do seu filhote. Existem por exemplo pães caseiros no mercado que são produzidos com legumes como mandioquinha, beterraba, abóbora que são bem aceitos pelas crianças e oferecem mais nutrientes e menos conservantes
Açúcar refinado é um ingrediente que pode ser facilmente excluído do cardápio, bem como refrigerantes, sucos industrializados e outras bebidas artificiais. Para incrementar bolos e outras receitas, utilize o açúcar demerara ou mascavo, Quanto mais escuro, maior quantidade de sais minerais, enquanto o açúcar branco refinado além de não manter benefício algum contém aditivos químicos. Ou melhor ainda: utilize outros alimentos para “adoçar” suas receitas, como uvas passas, ameixas desidratadas, tâmaras e mel. Para matar a sede? Água!
17 de jul, 2015
0 Comentários
0 Comentários em "A Chave de uma Vida Saudável para seus Filhos Está no que Você Compra e Traz para Casa"