Palavra de Especialista

Cistite (ITU) em Crianças – Porquê a recorrência de cistite em crianças é tão comum, e como evitar?

11 de jan, 2019 - Postado por Juliana Avella

Cistite – Infecção do Trato urinário em Crianças

Infecções da bexiga são o tipo mais comum de Infecção do Trato Urinário (ITU) em crianças. Uma ITU pode se desenvolver em qualquer parte do trato urinário do seu filho, incluindo a uretra, a bexiga, os ureteres ou os rins.

A cistite é uma infecção do trato urinário (ITU) que ocorre na bexiga, tipicamente causada por bactérias (por exemplo, E.coli, Klebsiella, Enterocabter) e menos comumente por Staphylococcus (Aureus e Saprophyticus). (Berkowitz, Aaron, Fisiopatologia Clínica)

Geralmente, o tratamento sugerido por um profissional de saúde é com uso de antibióticos, um tipo de medicamento que combate bactérias. No entanto, existe uma preocupação crescente de que a terapia antibiótica realmente promova a infecção recorrente da bexiga, perturbando a flora bacteriana da vagina e dando origem a E. coli resistentes a antibióticos.
(Murray, Michael T. e Pizzorno, Joseph, A Enciclopédia da Medicina Natural)

Para proteger a criança e prevení-la de futuros problemas de saúde, a abordagem natural no tratamento e, certamente a prevenção, pode ser a melhor escolha para evitar esta condição tão desconfortável e dolorosa.

Uma infecção do trato urinário (ITU) em crianças é uma condição bastante comum. Bactérias que entram na uretra geralmente são eliminadas através da micção. No entanto, quando as bactérias não são expelidas da uretra, elas podem crescer dentro do trato urinário. Isso causa uma infecção.

Todas as crianças saudáveis ​​têm algumas bactérias no corpo. Ocasionalmente, as bactérias podem entrar na bexiga e iniciar uma infecção. Crianças de qualquer idade podem e desenvolvem infecções da bexiga, incluindo bebês.

O corpo da criança tem maneiras de se defender contra infecções. Por exemplo, a urina normalmente flui dos rins da criança através dos ureteres, para a bexiga. Bactérias que entram no trato urinário são liberadas quando a criança urina. Este fluxo unidirecional de urina impede que as bactérias infectem o trato urinário. (https://www.niddk.nih.gov/health-information/urologic-diseases/urinary-tract-infections-in-children/all-content)

Às vezes as defesas do corpo falham e as bactérias causam uma infecção da bexiga. Se o seu filho tiver sintomas de uma infecção da bexiga ou tiver febre sem causa clara, consulte um profissional de saúde dentro de 24 horas. Infecções da bexiga são comuns em crianças, especialmente meninas. O tratamento rápido é importante para prevenir uma infecção nos rins.

Uma infecção renal pode se desenvolver a partir de uma infecção que se move para um ou ambos os rins. Infecções renais são frequentemente muito dolorosas e podem ser perigosas e causar sérios problemas de saúde, por isso é melhor receber tratamento precoce quando o seu filho tiver uma infecção da bexiga. (https://www.niddk.nih.gov/health-information/urologic-diseases/urinary-tract-infections-in-children/all-content)

Para a maioria das infecções da bexiga, especialmente as crônicas ou recorrentes, o melhor tratamento parece ser a abordagem natural.
(Murray, Michael T. e Pizzorno, Joseph, A Enciclopédia da Medicina Natural)

Quão comuns são as infecções da bexiga em crianças?

Infecções da bexiga são um motivo comum que as crianças visitam um profissional de saúde. A cada ano, cerca de 3 em cada 100 crianças desenvolvem uma ITU, e a maioria dessas infecções são infecções da bexiga. (https://www.auanet.org/education/auauniversity/for-medical-students/medical-student-curriculum/pediatric-uti)

  • Bebês com menos de 12 meses são mais propensos a ter uma ITU do que crianças mais velhas.
  • Durante os primeiros meses de vida, as ITUs são mais comuns em meninos do que em meninas.
  • Por volta de 1 ano, as meninas são mais propensas a desenvolver uma ITU do que os meninos – e as meninas continuam
    ter um risco maior durante toda a infância e na adolescência.
    (https://emedicine.medscape.com/article/969643-overview#a6)

Sintomas e Causas

Os sintomas podem ser muito diferentes em crianças do que em adultos, especialmente em bebês e pré-escolares.

Crianças pequenas
Nem sempre é óbvio quando uma criança ou criança com menos de dois anos de idade tem uma infecção da bexiga. Às vezes não há sintomas. Ou a criança pode ser jovem demais para explicar o que está errado. Um teste de urina é a única maneira de saber com certeza se a criança tem uma infecção na bexiga ou nos rins.

Quando uma criança pequena apresenta sintomas de uma infecção do trato urinário, ela pode incluir:

  • Febre, que pode ser o único sinal
  • Vômito ou diarréia
  • Irritabilidade
  • Má alimentação ou apetite
  • Baixo ganho de peso

Crianças mais velhas
Os sintomas de uma infecção da bexiga ou dos rins em uma criança de 2 anos ou mais podem incluir

  • Dor ou ardor ao urinar
  • Urina turva, escura, com sangue ou com mau cheiro
  • Freqüente ou intenso desejo de urinar, mesmo com poucas quantidade – estilo conta-gotas.
  • Dor na parte inferior da barriga ou nas costas
  • Febre
  • Fazer xixi nas calças após ser treinada em usar o banheiro.
    (https://www.niddk.nih.gov/health-information/urologic-diseases/urinary-tract-infections-in-children/all-content)

O que causa uma infecção da bexiga mais provável em meninas?

Em geral, qualquer condição ou hábito que mantenha a urina na bexiga da criança por muito tempo pode levar a uma infecção.

Outros fatores que podem tornar a crianças mais propensa a desenvolver uma infecção da bexiga incluem:

  • Função anormal da bexiga ou hábitos, como
    bexiga hiperativa – uma condição tratável que geralmente desaparece à medida que a criança cresce
  • Não esvaziar totalmente a bexiga
  • Esperar muito tempo para urinar
  • Constipação – menos de dois movimentos intestinais por semana ou movimentos intestinais duros que são dolorosos ou difíceis de passar
  • Refluxo vesico-uretral (RVU) – o fluxo para trás de alguma urina da bexiga em direção aos rins durante a micção.
  • Bloqueio urinário – um problema que limita o fluxo normal de urina, como uma pedra nos rins ou um ureter que é muito estreito. Em alguns casos, isso pode estar relacionado a um defeito de nascença.
  • Higiene deficiente do vaso sanitário
  • Histórico familiar de ITUs

(https://www.aafp.org/afp/1998/0515/p2440.html)

Entre as meninas adolescentes, aquelas que são sexualmente ativas são mais propensas a contrair uma infecção da bexiga.

Anatomia diferente torna as meninas muito mais propensas a desenvolver uma infecção da bexiga do que os meninos, mas Por Que?

As meninas têm uma uretra mais curta que os meninos, então as bactérias não precisam ir tão longe para alcançar a bexiga e causar uma infecção.

Nas meninas, a uretra está mais próxima do ânus, uma fonte de bactérias que podem causar uma infecção da bexiga.

Tratamento e Prevenção

Beber líquidos suficientes – dê água, chás de ervas, frutas frescas e sucos vegetais, evitando refrigerantes, cafeína, suco de frutas concentrado.
Siga bons hábitos de banho e fraldas – A meninas devem sempre enxugar da frente para trás após urinar ou evacuar. Este passo é mais importante após um movimento intestinal para impedir que as bactérias entrem na uretra e na bexiga.
Vestindo roupas folgadas – Considere que as crianças usem roupas íntimas de algodão e roupas folgadas para que o ar possa manter a área ao redor da uretra seca. Roupa íntima de nylon deve ser evitada.
Aumente o sistema imunológico
Investigar alergias alimentares e eliminar alérgenos alimentares – protegendo o revestimento da parede da bexiga.
Suco de Cranberry – um dos melhores remédios de ervas para infecções da bexiga, com componentes que impedem as bactérias de aderir ao revestimento da bexiga.
Blueberries frescas são antioxidantes muito eficazes com componentes que previnem (UTI)
• As fontes de vitamina C têm efeito antibacteriano, atuam como antioxidantes e estimulam o sistema imunológico.
Alho – antibiótico natural
Cálcio e Magnésio – reduz a irritabilidade da bexiga
Complexo Vitamina B – apóia a digestão e protege contra efeitos antibióticos
• A criança deve tomar probiótico infantil, principalmente se o tratamento solicitar antibiótico.
Vitamina E – combater bactérias infectantes
Zinco – importante para a reparação e imunidade dos tecidos.
• Uma almofada de aquecimento nas costas ou no abdômen de uma criança pode ajudar a aliviar a dor de uma infecção da bexiga ou dos rins.

(Balch, Phyllis A., Prescrição para a Cura Natural)

Infecções do trato urinário são responsáveis ​​por mais de 8 milhões de consultas médicas por ano, entre mulheres, homens e crianças. Entre 80% a 90% das ITU são causadas por E. coli, uma bactéria normalmente encontrada nos intestinos.
(Balch, Phyllis A., Prescrição para a Cura Natural)

Especialmente em crianças, uma higiene adequada, uma dieta saudável com muitos líquidos e mudanças de hábitos simples podem prevenir e evitar que esta condição ocorra, além da exposição à antibiotico-terapia, que também leva a diferentes tipos de problemas saudáveis, no organismo infantil, ainda em desenvolvimento.

 

11 de jan, 2019
0 Comentários
Juliana Avella
0 Comentários em "Cistite (ITU) em Crianças – Porquê a recorrência de cistite em crianças é tão comum, e como evitar?"
Deixe seu comentário