A saúde e o equilíbrio de um indivíduo estão intimamente ligados ao seu ritmo. Na criança mais ainda, afinal ela está aprendendo a entender o mundo e quem estabelece este ritmo, na infância, são os pais ou cuidadores.
Nos primeiros 7 anos de vida, a criança se desenvolve muito. Na parte física, por exemplo, ela ganha muito peso e cresce bastante. Sabemos que durante o sono a criança se desenvolve ainda mais, então é essencial que ela durma bastante, de preferência durante a noite.
Hoje em dia, há uma grande dificuldade em alcançar uma rotina natural do DIA e da NOITE como antigamente. As horas de sono, por exemplo, têm diminuído bastante segundo diversos estudos, principalmente depois da chegada da luz elétrica. Agora, com a incidência dos tablets, celulares, televisão etc., nem nem se fala. Toda esta tecnologia de luz tem roubado muita vitalidade, principalmente das crianças, que precisam de muitas horas de sono e também de rotina na alimentação.
No caso dos bebês, para um bom funcionamento natural do organismo, eles se alimentam, digerem, repousam, para depois se alimentarem novamente. Se esta rotina não é bem feita e orientada pelos pais, o processo digestivo se sobrecarrega, gerando um mal-estar e cólicas no bebê, que por sua vez não consegue adormecer, criando o chamado efeito dominó.
Não é à toa que um bebê bem NUTRIDO é um bebê que tem sua hora de comer e de dormir respeitadas, afinal uma criança com sono e cansada não terá o mesmo prazer em se alimentar. Da mesma forma, uma criança com fome –ou com uma digestão difícil por estar sobrecarregada– não conseguirá relaxar para um sono tranquilo. Estes fatores devem ser considerados em todas as idades, não só para os bebês.
A criança precisa deste ritmo não só para suas necessidades orgânicas, mas também para suas necessidades emocionais. Se a criança reconhece que a vida tem um ritmo, que o sol se levanta e se põe, que existem as estações de ano, que ela faz aniversário todo ano na mesma época, ela terá uma segurança emocional que vem através da previsibilidade.
Ou seja se ela sabe que as coisas acontecem e que ela não tem que gritar, se estressar para conseguir algo, todo seu entorno caminhará em mais harmonia, inclusive sua alimentação.
Adorei!
Perfeito….
Adorei!!!
Perfeito