A tecnologia do século XXI com certeza nos permite ter acesso a praticamente todos os alimentos hoje em dia, sem depender tanto da época e do clima, com raríssimas excessões. Há tempos atrás, era comum ouvirmos de nossas mães e avós, quando pedíamos determinados alimentos, elas dizerem “Não é época“. Além de encontramos cada vez mais alimentos “frescos” – legumes, frutas e verduras – vindos de toda a parte do planeta.
Sim, a tecnologia tem imensas vantagens, mas em se tratando de nutrição, paga-se um preço muito alto diante de tanta diversidade.
O transito de alimentos entre cidades e países, levam a maioria dos produtores ao uso de preservativos, conservantes e outros aditivos químicos para que os produtos cheguem às prateleiras com longa vida útil, possibilitando sua venda e consumo no destino final.
Tenha este pensamento em mente na hora das compras, quanto mais perto de sua casa aquele determinado alimento foi cultivado, mais perto você está da data de sua colheita, o que significa que são mais frescos, maior seu valor nutricional além do que – nos caso dos não orgânicos – o uso de aditivos químicos foi bem menor.
Em contra partida, quanto mais distante sua colheita, maiores as chances de você levar para casa um alimento velho, com muitos aditivos químicos e baixo valor nutricional. Cheque as etiquetas e veja de onde vem seu alimentos frescos, fazendo a escolha certa para a saúde do seu bebê e de toda a família.
Conheça os 4 maiores benefícios de uma dieta seguindo as estações do ano:
- Conexão com a Natureza e a Mãe Terra – Comer sazonalmente – comer alimentos que estão disponíveis e crescem localmente segundo o clima – nos mantém sintonizados com a terra, seus elementos e o ciclo da natureza.
- É mais econômico, segundo seu padrão dietético a ainda nos trás a vantagem de acessarmos alimentos mais limpos, com menos aditivos químicos que são usados geralmente para armazenar e manter sua durabilidade durante o transporte e a viagem, muitas vezes entre cidades e países.
- Protege o nosso corpo do clima de cada estação – Uma dieta seguindo a disponibilidade dos alimentos segundo a estação do ano é primeiramente importante por nos fornecer o tipo certo de “combustível” – a nutrição adequada – para nos proteger do clima daquela determinada estação. Os alimentos proteger a nossa saúde e nos mantem balanceados de acordo com a necessidade do nosso corpo em cada época do ano.
- A Natureza é sábia, leve ela para o prato do seu bebê e de sua família – Os alimentos de cada estação, são naturais seguindo o ritmo da terra e a atuação do clima, geralmente frescos, muito mais atraentes e definitivamente mais nutritivos, especialmente se são plantados e colhidos de forma orgânica. Eles nos dão um ampla variedade de fontes nutricionais durante to o ano.
Entenda como a natureza sabiamente nos oferece o seu melhor da Terra em cada estação do ano, afim de nutrir seus habitantes.
A Primavera é tempo de purificação, cura e rejuvenescimento. A natureza nos oferece as folhas verdes que crescem livremente ricas em clorofila, que contribuem para a limpeza de nosso organismo. As frutas e vegetais frescos começam a nascer para serem colhidos em abundância conforme o seu progresso. Os brotos de sementes são imensamente nutritivos para serem adicionados as refeições como forma de desintoxicação e cura de enfermidades. A primavera é certamente a fase mais fértil da natureza, então é tempo de mudanças, plantar uma semente para ser colhida no futuro e nutrir a quem se ama.
O verão convida a atividades intensas, quando tudo se expande. O clima quente do verão requer uma dieta mais leve e fresca, incluindo alimentos ricos em água. Incrível notar que são exatamente estes os alimentos que a natureza nos oferece durante esta estação. Depois das folhas verdes da primavera, é hora de colher seus frutos e vegetais suculentos. No verão, os meses mais quentes do ano, as frutas mais suplentes e ricas em água e suco estão disponíveis em abundância. Frutas e o suco das frutas nos ajuda a resfriar nosso corpo do calor.
O outono trás uma mudança brusca de energia, clima e dieta. É tempo oficial de colheita na Natureza, que nos oferece alimentos mega nutritivos em abundância. Primeiramente os alimentos mais suculentos estão disponíveis, depois os legumes e raízes com cascas dura, que necessitam ser cozidos, aquecendo e protegendo nosso corpo gradualmente para a mudança da temperatura.
No inverno mais úmido, alimentos que necessitam de cozimento estão mais disponíveis. Como os grãos, sementes, castanhas, tubérculos, legumes de cascas grossas e vegetais crus. Alimentos que também são ricos em proteínas e gorduras. Frequentemente nos meses frios, a tendência é de ingerirmos alimentos mais pesados, ganhando assim uns kilos a mais, ajudando nosso corpo a se proteger do frio.
Seguir uma dieta e oferecer uma dieta ao seu bebê de acordo com a disponibilidade natural dos alimentos, é uma forma simples e econômica de oferecer uma vasta variedade de nutrientes durante todo o ano e se beneficiar de seus valores nutricionais de acordo com o que seu pequeno corpo, explorando o mundo novo, necessita.
(Fonte: Staying Healthy with Nutrition – Elson M. Haas, MD)