"Os antitérmicos e analgésicos administrados em crianças de maneira excessiva podem causar deficiências nutricionias e outros danos que, a longo prazo, podem ser irreversíveis."
Alimentos & Compras, Receitas & Dicas

5 Ervas Naturais para tratamento e suporte de condições virais e inflamatórias em crianças

23 de set, 2019 - Postado por Juliana Avella

Muitos de vocês estavam aguardando ansiosos este post, após terem lido  O Perido do Paracetamol e Ibuprofeno,

Primeiramente vale lembrar que seu médico é seu melhor guia e o que apresento aqui, são apenas dados informativos no suporte à saúde infantil de maneira natural.

Como Nutricionista Holística e trilhando uma jornada de saúde com suporte de Homeopatas e Naturopatas aqui no Canadá, apresento à vocês algumas ervas que não podem faltar em sua dispensa para suporte em condições virais e inflamatórias de seu filho.

Camomila, Matricaria recutita

A erva por excelência das “crianças”. A camomila é uma erva incomum, pois é ligeiramente doce e levemente amarga ao mesmo tempo. O componente “amargo” da camomila (e em qualquer outra planta) estimula o sistema digestivo a aumentar as secreções ácidas do estômago e pancreáticas.

A camomila é super singular, pois também possui constituintes “carminativos” para ajudar a retardar e acalmar o trato digestivo. Isso a torna uma erva ideal para cólicas infantis ou para qualquer pessoa com indigestão, gases e inchaço.

Também é anti-inflamatório e calmante – perfeito para crianças com febre leve a moderada.

É segura? Na forma de chá, é totalmente seguro para crianças de todas as idades, até bebês.

* Não use se você ou seu filho tiver alergia à flores.

Dosagem:  Use 1 colher de sopa / xícara de água fervente, tampe e deixe em infusão por 15 minutos. Coe e deixe esfriar. Crianças e adultos podem beber um copo três vezes por dia. (Use xícaras menores para barrigas menores!)

Para bebês com cólica, dê 1 colher de chá de chá resfriado por vez.

Erva-cidreira, Melissa officinalis

Uma erva excelente, deliciosa e mentolada que tem um sabor maravilhoso como chá ou gotinhas.

O erva-cidreira também é uma erva carminativa e anti-inflamatória, como a camomila, mas tem o benefício adicional de ser antiviral. Uma erva que atua no sistema nervoso central para aliviar a ansiedade, nervosismo e insônia.

Esta é uma erva infantil clássica para feridas, infecções virais na barriga e resfriados. O chá de erva-cidreira é o favorito em nossa casa, também conhecido como “chá feliz”, porque apenas parece facilitar a vida.

É segura? Também completamente segura. *

Dosagem: use como chá como camomila.

 

Calendula, Calendula officinalis

Calendula é uma das nossas melhores ervas curativas. Parece acelerar a cicatrização de feridas, promovendo a formação de tecido de granulação (a “pré-pele” de uma ferida cicatrizada).

Também possui maravilhosas propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas e antifúngicas, o que torna a pomada de calêndula ideal para assaduras, arranhões desagradáveis, queimaduras e tratamento de feridas pós-cirúrgicas. A calêndula também ajuda a drenar os linfonodos inchados.

É segura?

Topicamente é totalmente seguro para arranhões, pequenos cortes e queimaduras com a pele intacta. * Consulte um médico para uso em feridas pós-cirúrgicas ou grandes áreas de pele aberta.

A calêndula também pode ser usada internamente, mas provavelmente é melhor usar a tintura de calêndula internamente, sob a supervisão de um médico naturopata ou homeopata.

Dosagem: espalhe pomada ou creme de calêndula sobre a área afetada várias vezes ao dia.

Sabugueiro, Sambucus nigra

O Sabugueiro é provavelmente o remédio mais delicioso que temos para as crianças aqui no Canadá, mas aí no Brasil está se tornando cada vez mais popular!

Como xarope é ótimo e super aceito pelos pequenos e, como é realmente um alimento, é incrivelmente seguro.

Sabugueiro é uma das nossas ervas anti-virais mais potentes. Tem uma excelente pesquisa mostrando que inibe a entrada de vírus nas células – particularmente o vírus da gripe!

É seguro? Muito seguro. * O sabugueiro é considerado até seguro durante a gravidez e lactação (embora você sempre deva ter cuidado e siga as recomendações de dose). Pode causar dores de barriga se tomado com muita frequência. . A maioria tem diferentes concentrações de extrato, então cada marca tem sua própria dose apropriada.

Verbasco Verbasco thapsus

Uma das ervas mais indidcadas por naturopatas aqui no Canadá para tosse e muco em crianças (ou adultos).

A tintura de verbasco ou gotinhas glicerinadas é uma erva respiratória suave e agradável que parece acalmar o tecido inflamado enquanto simultaneamente afrouxa a fleuma.

É excelente para a tosse persistente que pode ocorrer após um resfriado ou gripe.

Possui um  grande efeito após a tosse crônica e no pós-gripe H1N1.

É suave o suficiente para não agravar o tecido pulmonar sensível, ao contrário de outras ervas respiratórias.

É seguro? Também muito seguro. Existe alguma controvérsia sobre se é seguro em bebês – os naturopatas indicam para qualquer criança que passa a maior parte do dia na posição vertical. Em outras palavras, crianças com mais de 6 meses de idade que estão sentadas são boas candidatas a esta erva.

Nas crianças “horizontais”, existe a preocupação de que o muco diluído possa apenas fazer com que a infecção se espalhe mais profundamente nos pulmões. Sendo assim, talvez seja prudente ser cauteloso o uso em bebês antes dos 6 meses.

Dosagem: A dose para esta erva definitivamente depende da concentração da erva e do tamanho do adulto ou da criança. Para adultos, você pode tomar até 1 colher de chá de tintura ou gotinhas a cada 2-3 horas. Para as crianças, é necessário ajustar o tamanho do corpo ou consultar o seu médico herbalista ou naturopata. É essencial tomar esta erva com muita frequência para ver bons efeitos.

* Sempre, verifique com seu médico primeiro! Lembre-se de que remédio e ervas não são uma via de mão única. Cada pessoa possui particularidades que devem ser avaliadas antes da admistração dos mesmos.

fonte: https://naturopathicpediatrics.com/

23 de set, 2019
0 Comentários
Juliana Avella
Juliana Avella é Nutricionista Holística & Health Coach Registrada no Canadá, Doula Pós-Pós Parto Certificada pela D.O.N.A Internacional e autora do livro Papinha sem Medo da Editora Antroposófica e do Blog Nutrifilhos.com. Dentre seus maiores projetos de vida e carreira está auxiliar mães, pais e cuidadores a proporcionar saúde, prazer e cura através dos alimentos naturais e orgânicos.
0 Comentários em "5 Ervas Naturais para tratamento e suporte de condições virais e inflamatórias em crianças"
Deixe seu comentário